[versão normal]

Projeto de Campina da Lagoa está entre as 04 cidades do Brasil que foram aprovados pelo FUNASA
21/11/2013 09:19:04
 
 
 

 

Projeto de Campina da Lagoa está entre as 04 cidades do Brasil que foram aprovados pelo FUNASA

Fonte e Foto - Janete Souza

De posse do edital de chamamento de propostas da FUNASA  a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo através de sua secretária Danielli Casarin Vilela entrou em contato com a Universidade Estadual do Paraná através do professor Dr. Jefferson Crispim, para que em parceria fosse elaborado um projeto para atendimento das pequenas propriedades rurais do município de Campina da Lagoa, qual se dispôs em formalizar um projeto direcionado ao município de Campina da Lagoa. No dia 8 de novembro de 2013 saiu o edital com resultado do chamamento, onde apenas quatro (4) projetos foram contemplados no brasil e dentre eles está o estudo que será coordenado pelo professor Dr. Jefferson, intitulado Melhoria da qualidade da água através da técnica de recuperação e proteção de nascentes em pequenas propriedades agrícolas no município de Campina da Lagoa – PR

A prefeita Célia Cabrera de Paula recebeu a visita do professor Jefferson de Queiroz Crispim, Fernando Nhepchin os profissionais que irão desenvolver o projeto no município. Donizete Aparecido da Silva da SANEPAR que já desenvolve um projeto de sustentabilidade com estudantes do município participou da reunião.  

Esse projeto será de suma importância para a população, pois sabemos que a água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e bem estar do homem, além de garantir auto - suficiência econômica da propriedade rural. Nas últimas décadas, o desmatamento de encostas e das matas ciliares além do uso inadequado dos solos, vêm contribuindo para a diminuição da quantidade e qualidade da água.

Para a recuperação e preservação das nascentes e mananciais em propriedades rurais, pode-se adotar algumas medidas de proteção do solo e da vegetação que englobam desde a eliminação das práticas de queimadas até o enriquecimento das matas nativas de Campina da Lagoa.