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Escola João Paulo de Campina da Lagoa é destaque no Ideb com Nota 5.4
12/09/2014 10:56:30
 
 

 

 

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

 

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

 

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA).      

O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.                                                

A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.                                                                       

 

O Ideb vai de zero a dez. O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.                                                          

A Escola Municipal João Paulo I, de Campina da Lagoa, está localizada na Rua Bartolomeu de Gusmão – 455 – COHAPAR, atende 530 alunos da Zona Rural e Urbana, ofertando as seguintes modalidades de ensino: Atividade Complementar – Programa Mais Educação, Ensino Fundamental: 1º ao 5º Ano, EJA – Educação de Jovens e Adultos 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Etapas, Sala de Recursos Multifuncional – Surdez - Anos Iniciais, Classe Especial – Deficiência Intelectual, Sala de Recursos-Multifuncional-Séries Iniciais. É administrada pela Senhora Diretora - Pedagoga Cátia Cilene Pagani Buisa.

 

A Escola tem o corpo docente formado por 26 professores e 15 funcionários em diversas atividades como secretaria, serviços gerais e equipe pedagógica.

 

A direção realiza uma Gestão Democrática e Participativa, onde todos os funcionários possuem liberdade de ação, oportunizando também capacitação contínua para o crescimento pessoal e profissional.

 

As decisões são tomadas em conjunto com a APMF, professores e funcionários, visando à correção de falhas e direcionamento pedagógico para o bem da comunidade escolar e cumprimento das diretrizes da Política Educacional.

 

 

Informações e consulta: http://ideb.inep.gov.br/

FONTE: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb