O Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa
pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes
para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas
avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em
larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente
assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os
sistemas.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação
escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de
desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da
federação e para o país, e a Prova Brasil –
para os municípios.
O
Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito
nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a
colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a
participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do
principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange
as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e
ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos
(EJA).
O
Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções
docentes, movimento e rendimento escolar. Com o Ideb, ampliam-se as
possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o
índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais
importantes da educação: aprendizagem e fluxo.
A
combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um
sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade
no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a
necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a
aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará
igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
O
Ideb vai de zero a dez. O Ideb também é importante por ser condutor de política
pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento
das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de
Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil
seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade
comparável a dos países desenvolvidos.
A Escola
Municipal João Paulo I, de Campina da Lagoa, está localizada na Rua Bartolomeu
de Gusmão – 455 – COHAPAR, atende 530 alunos da Zona Rural e Urbana, ofertando as seguintes modalidades de ensino: Atividade
Complementar – Programa Mais Educação, Ensino Fundamental: 1º ao 5º Ano, EJA –
Educação de Jovens e Adultos 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Etapas, Sala de Recursos Multifuncional
– Surdez - Anos Iniciais, Classe Especial – Deficiência Intelectual, Sala de
Recursos-Multifuncional-Séries Iniciais. É administrada pela Senhora Diretora -
Pedagoga Cátia Cilene Pagani Buisa.
A
Escola tem o corpo docente formado por 26 professores e 15 funcionários em diversas atividades como secretaria,
serviços gerais e equipe pedagógica.
A direção realiza uma Gestão
Democrática e Participativa, onde todos os funcionários possuem liberdade de
ação, oportunizando também capacitação contínua para o crescimento pessoal e
profissional.
As decisões são tomadas em conjunto com
a APMF, professores e funcionários, visando à correção de falhas e
direcionamento pedagógico para o bem da comunidade escolar e cumprimento das
diretrizes da Política Educacional.
Informações e consulta:
http://ideb.inep.gov.br/
FONTE:
http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb
|