[versão normal]

Trigo - Para o pão nosso de cada dia
18/08/2015 10:01:20
 
 

Por Jorge Tolim 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar de, o trigo ser uma cultura de risco, os agricultores da região central do Paraná, resolveram investir na safra/2015.

 

Por ser uma região tradicional no cultivo do trigo, este ano não foi diferente, apenas no município de Roncador, foram plantados 13.872,00 ha, o que equivale a 5.730 alqueires, sendo esta uma área considerável plantada da cultura.

 

De acordo com o Engenheiro Agrônomo Paulo Henrique de Andrade, do entreposto da Coamo Agroindustrial de Roncador, a colheita deverá ter início em meados de setembro. Ele explica que o excesso de chuvas que caíram no mês de julho e as altas temperaturas comprometeram a produção em algumas áreas, o que pode afetar a produção final, mas ainda assim, os produtores estão confiantes que será um bom ano apesar de tudo. “ No ano de 2014 nessa mesma época, o trigo não tinha preço estipulado para comercialização, hoje, ele está sendo comercializado a um valor em torno de R$33,50 a saca, sendo este um valor lucrativo, devido ao custo de produção, além de proporcionar a cobertura vegetal no solo para o cultivo de verão, sendo extremamente importante para a rotação de cultura”, destaca Paulo Henrique.

 

O Gerente da Coamo de Roncador, Paulo Mocci, disse que o trigo, é muito importante para nossa região, é uma importante cultura de inverno, pois além dos benefícios para as futuras culturas, ele gera renda aos produtores proporcionando assim, o giro da economia nas propriedades e região na entre safra de verão, viabilizando a continuidade das atividades no campo, apesar dos riscos da cultura, ele agrega valores, o que torna viável e importante o cultivo do trigo, explica.