Aconteceu na última quarta-feira dia 06 de janeiro, na Unidade Básica de Saúde de Roncador, uma reunião extraordinária do Comitê de Dengue e agentes de endemias, para estabelecer metas no combate as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, Dengue, Zika Vírus e a Febre Chikungunya no município.
“Nossa população precisa conscientizar-se a respeito desse mosquito que agora além de transmitir dengue, está transmitindo também Zika Vírus e Chikungunya. Com o simples ato de eliminar em seus quintais possíveis criadouros do mosquito conseguirmos acabar com o Aedes Aegypti. Junto ao Comitê elaboramos um calendário de atividades, onde cada setor membro do Comitê desenvolvera atividades com o intuito de informar e educar a população em relação ao combate ao mosquito”. Relatou a enfermeira da Epidemiologia Denise P. Lopes Rosa.
“No ano de 2015 nosso município notificou 76 casos suspeitos, sendo que 9 desses casos confirmou a contaminação com o vírus da dengue, em um caso o paciente adquiriu a doença viajando”, informou a enfermeira Denise.
Já na quinta-feira (07), aconteceu uma capacitação para as agentes comunitária de saúde, com a Coordenadora de Endemias Cleuza Ferreira de Castro, que também colabora na informação a população de como eliminar o mosquito.
“Com o início das atividades em 2016, estamos capacitando os profissionais de saúde para orientar a população, quanto a transmissão das doenças, eliminação dos criadouros, e conscientização da importância de manter os quintais limpos”, informou a Secretaria de Saúde do Município de Roncador.
|