No início da madrugada desta segunda-feira (11), o Centro de Operações Policiais Militares de Ubiratã recebeu uma denúncia anônima via 190, onde dizia que estava acontecendo uma fuga de presos na Cadeia Pública da Policia Civil do município e de imediato os Policiais Militares se deslocaram até o local para fazer a averiguação.
No local não foi constatado nada de irregular nas redondezas, porém ao solicitar atendimento via interfone, não se obteve resposta, diante disso, foi procurado meios de entrar para averiguar, onde se constatou que o portão eletrônico da delegacia estava solto (manual), diante disso a equipe de maneira tática entrou nas dependências pela garagem de onde visualizaram presos fora das celas estes ao perceberam a presença da polícia acabaram retornaram para celas.
A equipe da PM no local acionaram apoio de equipes da polícia militar de campina da lagoa, Juranda e Campo Mourão, juntamente com o CPU do dia, e também as equipes de Policia Civil responsáveis e o delegado de Polícia Civil da 50ª delegacia de Polícia Civil.
Enquanto aguardava, um dos presos chamou a equipe, calmo o preso disse representar os demais e informou que haviam fugido mais de dez presos já, e que os que ali estavam não quiseram fugir e que havia um refém ali dentro, o senhor Carlos (carcereiro) e que não iam fazer nenhum mal a ele, apenas queriam garantir que não apanhariam ou sofreriam retaliações.
Com a chegada do delegado, Dr. Luiz, o senhor Carlos foi liberado, porém em estado de choque. O senhor Carlos, informou que na hora de fechar as celas, quando entrou no convívio, algum dos presos deu uma pancada em sua cabeça e o espancaram, o amarraram e saíram, depois disso ele não avistou mais nada, o mesmo ainda informou a equipe, que no pátio estavam faltando dois veículos, seu carro particular, um Logan prata (APY-9194), e um veículo de uso da Policia Civil, um GM/Onix de cor prata (ITY-5350).
Durante buscas na parte externa da delegacia, a equipe da Policia Militar, achou 7 (sete) armas de fogo dentro de uma caçamba de lixo na frente da delegacia, sendo posteriormente reconhecidas como armas que estavam apreendidas na parte administrativa do estabelecimento, foram levados pelos indivíduos apenas uma escopeta calibre 12, com munições antimotim.
Durante buscas, as equipes de polícia de dividiram em regiões estratégicas para tentar encontrar os indivíduos, porém não teve êxito.
Com a chegada de duas equipes de ROTAM de Campo Mourão, foi dado início a operação de bate grade, onde todos os policias envolvidos participaram para ajudar na busca de objetos ilícitos. Neste ato foram encontrados 16 telefones celulares, 8 carregadores de celular, 4 stocs, uma máquina de tatuar e uma tesoura. Depois de realizar toda a revista dentro das celas, foi feita a identificação dos presos, e foi constatado que não se encontravam 13 detentos, confira a lista dos seguintes presos:
Nilson Sernek correia
Paulo Henrique Alves Goes
Divonzir Ortiz
Giovane Cirineu da Silva
Angelo Pereira Nogueira
Cleyton Camargo Souza
Ronaldo Henrique Castro
Matheus Henrique Nunes de Almeida
Elis de Oliveira
Vitor Souza Benatti
Lucas Ferreira de Oliveira arruda
Paulo Cesar
|