[versão normal]

Irmãos conseguem boa produtividade com o cultivo de legumes em Estufas
14/05/2016 17:40:29
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os jovens Luciano dos Santos da Silva, 24 anos e Juliana dos Santos da Silva, 21 anos, moradores da comunidade do Rio do Meio, no município de Campina da Lagoa, vem se destacando no cultivo de Tomates em Estufa na Região. Luciano conta que saiu de casa em busca de emprego com 17 anos de idade e foi no município de Faxinal onde reside um irmão que ele teve o primeiro contato com a cultivo do produto.

 

Luciano conta que trabalhou por pouco mais de uma ano e deixou o trabalho para servir o Exército, ficando no quartel por três anos, quando decidiu retornar para casa dos pais na comunidade do Rio do Meio, com as dificuldades de encontrar serviços ele resolveu pesquisar e conhecer melhor a cultura do Tomate, e para isso procurou a Unidade da Emater onde foi prontamente atendido pelo Engenheiro Agrônomo Everaldo Andrade Ávila responsável pela Unidade da Emater no município.

 

Segundo Everaldo, após ouvir Luciano ele reuniu outros produtores e fizeram uma visita ao município de Faxinal onde conheceram a maneira como alguns produtores cultivam os legumes em estufas conhecidas como “Estufas Bandeirantes”. Diante da vontade e determinação de Luciano, Everaldo passou a acompanhar o jovem e iniciou um projeto junto ao Pronaf e conseguiu o ponta pé inicial que foi a construção de duas estufas, cada uma no valor de R$ 22 Mil Reais, hoje são quatro estufas na propriedade e além de tomates estão sendo produzidos pimentões.

 

Everaldo ressalta que o município de Campina da Lagoa possui boas condições climáticas e um solo propício para o cultivo do Tomate, sendo necessário apenas uma pequena correção do solo. Ainda segundo Everaldo com a técnica desenvolvida na propriedade da família, a produção contribui para diversificação da renda aos produtores, neste primeiro ano a produção foi totalmente entregue aos mercados do município.

 

Luciano e Juliana já se preparam para ampliar a área com as estufas, eles querem atender durante todo o ano não só os mercados do município como mercados da região.