[versão normal]

Milho safrinha e feijão sofrem grandes prejuízos causados pela geada em Roncador
13/06/2016 19:48:12
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As fortes geadas dos últimos dias no início do mês de junho, principalmente a de domingo (12), além de desconforto causaram também muitos prejuízos em pastagens, hortaliças e também na agricultura, para quem tinha milho safrinha e feijão na região.

 

As geadas queimaram lavouras até mesmo em localidades consideradas altas, não foi apenas nas baixadas conforme foi possível constatar.

 

Conforme o agricultor Juliano Svistak, morador na localidade de Rio Formoso, o qual também contabilizou prejuízos, explica seu milho estava em fase de enchimento de grãos, faltando pouco para o início da maturação e com a geada o milho safrinha deverá perder a qualidade de grão, quebrando em torno de uns 70% aproximadamente, comenta. Já o feijão, que também estava em fase de maturação, com mais 10 dias aproximadamente escaparia do fenômeno e produziria normalmente, porém, não foi possível devido às fortes geadas, sendo que agora os prejuízos deverão girar em torno de 40% em preço e qualidade, argumenta Juliano. O produtor contava com 12,00 ha de milho e 20,0ha de feijão, que com os atuais preços, dariam uma ótima rentabilidade.

 

“A gente planta esperando sempre colher, mas este ano devido às fortes geadas não será possível, mas nos últimos cinco anos, tive bons resultados com o feijão, e este ano resolvi apostar também no milho e devido ao mesmo motivo aconteceu a frustração, mas não desanimarei, quem vive de agricultura está sempre correndo risco”, finaliza Juliano.