[versão normal]

Justiça nega candidatura a chapa quase completa de vereadores
11/09/2016 11:00:46
 
 

Por Walter Pereira 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acatando manifestação do Ministério Público (MP), a juíza Ana Carolina de Oliveira da 141ª Zona Eleitoral da Comarca de Iretama indeferiu a candidatura de uma chapa quase completa de postulantes a vereadores da coligação “Roncador em frente”, da candidata a prefeita Marília Perotta Bento Gonçalves (PSDB), que concorre à reeleição em Roncador. De 16 candidatos dentro da coligação, apenas dois tiveram os registros liberados. Seis legendas partidárias que apoiam a reeleição da prefeita foram excluídas pela Justiça da coligação devido a irregularidade apontada, inclusive o PSDB, partido de própria Marília.

 

A Justiça decidiu pela impugnação das candidaturas devido a ausência de documentações exigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na resolução 23.405/2014, que trata do processo eleitoral. A irregularidade afetou os partidos do PSDB; DEM; PP; PDT; PSL; e PT do B; excluídos pela Justiça da coligação.

 

Dentre os candidatos a vereadores, três parlamentares que disputam a reeleição no município foram afetados: Antonio Martins (PSL); José Carlos da Silva Campos (PSL); e Edson José Pietroski (PT do B). Este último tem sete legislaturas como vereador, sendo considerado um dos parlamentares com mais mandatos na região da Comcam.

 

Além deles, tiveram o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral os seguintes candidatos: Edna Aparecida de Assis (PP); Maria Aparecida de Jesus Maranha (PDT); Marielle Regiane Pichola Weiber (PDT), Maria Aparecida Lopes Barroso da Silva (PSL); Rosa Mendes de Lima Penteado (PSDB); Sebastião Teodoro Dutra (PP); Francisco Semiguen (PDT); Claudinei de Siqueira Prado (PDT); José Aparecido da Silva (DEM); Fernando dos Santos Cordeiro (PSDB);  Dionisio Oliveira Cardoso (PSDB); Amadeu Elizio dos Santos (PSDB); e Luiz Carlos Penga (PSDB).

 

A decisão da Juíza é do dia 8 de setembro, mas só chegou ao conhecimento da imprensa na noite dessa nesta sexta-feira (9). A coligação por recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).