[versão normal]

Censo Agropecuário atinge 10% na região e IBGE vai fazer contratações
24/10/2017 08:22:51
 
 

Fonte: Tribuna do Interior/Clodoaldo Bonete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após 23 dias de atividades, o Censo Agropecuário promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atingiu ao menos 10% das cerca de 8.500 propriedades rurais que deverão ser visitadas até o mês de fevereiro de 2018 na região de Campo Mourão. A pesquisa no meio rural começou no dia 1º de outubro em todo o Brasil.

 

O objetivo do Censo Agro é levantar informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado.

 

Os resultados deverão começar a ser divulgados em meados de 2018. De acordo com a coordenadora da sub-área da agência do IBGE de Campo Mourão, Priscila de Moura Portela Bambini, o censo caminho a passos lentos neste inicio de atividades, por uma série de fatores. “No início é normal o serviço não se desenvolver com mais agilidade pelo próprio processo de adaptação do recenseador, teve feriados no início do mês, tempo chuvoso, sem contar que muitos trabalhadores estão em período de plantio e não são encontrados em casa para responder ao questionário. Mas passados 20 dias, já estamos em um processo de consolidação do Censo e até o final do mês acredito que tudo já começa a se desenrolar com mais naturalidade”, afirma ela.

 

Apesar da lista do IBGE apontar para cerca de 8.500 estabelecimentos agropecuários a serem visitados na região, Priscila prevê em um número bem inferior a esse. “É algo que a gente já previa, por exemplo, não é raro o recenseador chegar em uma região onde esperava-se encontrar 90 propriedades e receber a informação de que 30 famílias já se mudaram. Ou seja, são casos de pessoas que se aposentaram e foram para a cidade, pessoas que faleceram e que a família vendeu a propriedade para fazer a divisão, entre outros motivos”, aponta a coordenadora do IBGE.

 

 

CONTRATAÇÃO

Em função de algumas vagas que não foram preenchidas no início do Censo Agropecuário, o IBGE vai promover um processo seletivo complementar, com abertura de diversas vagas para recenseadores na região. Segundo Priscila, são duas vagas para Mamborê, uma para Luiziana e duas para Araruna. As inscrições começaram nesta segunda-feira e prosseguem até 6 de novembro.

 

Os interessados deverão procurar a agência do IBGE, localizada na Rua Peabiru, número 482, em Campo Mourão. “A inscrição é gratuita e a seleção será por provas de títulos, por isso solicitamos que a pessoa já se apresente com o certificado de ensino médio ou superior, enfim com o documento que comprove o seu grau de escolaridade”, revela. Também é necessário apresentação de um documento com foto, além de uma cópia do documento. O expediente na agência é de segunda à sexta-feira, das 08hs ao meio-dia e das 13hs às 17hs. Mais informações pelo telefone (44) 3525-1233. “Temos também oito vagas para Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul, mas as inscrições deverão ser feitas na prefeitura de Barbosa. Também há outra vaga para Fênix, com inscrição a ser feita na prefeitura de Engenheiro Beltrão.”

 

 

CINCO MESES

O Censo Agro prossegue até fevereiro de 2018, fazendo um retrato do meio rural. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018. O último Censo Agropecuário ocorreu há dez anos no país e, portanto, encontra-se desatualizado. O OBGE conta com o apoio de várias instituições ligadas à agricultura, como secretarias da Agricultura, Emater, Cooperativas, Federação da Agricultura do Paraná, Conab, Embrapa, entre outras instituições.