Por Clodoaldo Bonete
A gripe A, fez mais uma vítima na região de Campo Mourão, elevando para quatro o número de óbitos pela doença na Comcam. Trata-se de um homem de 88 anos, morador de Mamborê.
Os dados são do Informe Semanal da Influenza divulgado nesta quarta-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O boletim soma 98 mortes no Estado por causa da doença desde o início deste ano. Na semana anterior eram 95. O monitoramento traz dados desde janeiro até o último sábado, 17 de agosto.
O acompanhamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza apresenta 512 casos confirmados no Estado. Destes, 438 casos são de contaminação por H1N1.
Os dias com temperaturas mais baixas aumentam a necessidade da adoção das medidas preventivas que ajudam proteger contra a gripe. As principais recomendações são higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada.
Além de Mamborê, a Sesa confirmou óbitos em Almirante Tamandaré, (uma jovem de 17 anos), e Curiúva (um homem de 59 anos).
Antes de Mamborê, a Secretaria de Saúde já havia registrado óbitos pela gripe em Juranda, Campina da Lagoa e Moreira Sales. As vítimas tinham 36, 44 e 69 anos.
* Com informações da Secretaria de Estado da Saúde
|