[versão normal]

Comtransmissão comunitária de Covid-19, Mamborê endurece medidas de prevenção
13/05/2020 20:48:16
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte – Tribuna do Interior / Walter Pereira

 

 

Com o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19), o prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD), endureceu as medidas de prevenção contra o vírus. A Saúde do município trata a contaminação da paciente, uma enfermeira, como transmissão comunitária, já que não foi possível localizar a origem da infecção.

 

Segundo a Gestora de Saúde de Mamborê, Sara Beltrame, a servidora não saiu do município neste período de pandemia, mas mesmo assim foi infectada. Ou seja, isso indica que o vírus está circulando entre a população da cidade.

 

Para evitar a disseminação do vírus, a prefeitura publicou nesta quarta-feira (13) um novo decreto revogando a flexibilização de abertura de alguns estabelecimentos. As igrejas, por exemplo, que tinham sido liberadas a realizar celebrações religiosas com a capacidade reduzida, voltaram a ficar proibidas de funcionamento, as reuniões dos fiéis voltam a ser somente online, pela internet.

 

Restaurantes, lanchonetes bares e similares também não poderão realizar atendimento presencial, estes estabelecimentos tinham sido autorizados pela prefeitura a servir refeições nos locais seguindo uma série de critérios, mas agora, após o primeiro caso de coronavírus, voltaram a ser proibidos, a venda de alimentos pode ser feita somente pelo sistema de entrega a domicilio (delivery) e entrega rápida (drive thru).

 

O município manteve ainda o fechamento do terminal rodoviário; toque de recolher entre as 20 às 6 horas, inclusive, com apreensão de veículos, de pessoas que desrespeitarem. É obrigado também na cidade o uso de máscaras de proteção pela população.

 

O descumprimento das determinações poderá terminar em multa no valor de R$ 800,00 aos infratores, interdição do estabelecimento e cassação do alvará, e até detenção, de um mês a um ano.

 

Segundo Sara Beltrame, a paciente está bem, ela teve apenas sintomas leves da doença e não precisou de internação hospitalar. Ela está em casa em isolamento há oito dias, desde que iniciaram os sintomas. A gestora informou que foram coletadas amostras de 17 pessoas próximas da paciente, entre familiares, colegas de trabalho, entre outros amigos, para exames laboratoriais. Destes, 16 deram negativos e um inconclusivo que será repetido nesta quinta-feira (14).