Criança foi levada pelo aeromédico do Samu ao Hospital Universitário de Maringá — Foto: Samu
Por g1 PR e RPC Noroeste
Um bebê de dez meses foi internado após ser picado por um escorpião amarelo em Jussara, no noroeste do Paraná. Caso aconteceu na tarde de terça-feira (20).
Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança estava em casa com a família quando foi picada pelo animal. O estado de saúde do bebê, nesta quarta (21), é considerado moderado.
A família acionou a equipe de saúde que foi até à residência, realizou os primeiros atendimentos e levou a menina até o hospital municipal.
Depois da aplicação de soro fisiológico e outros protocolos médicos, a criança foi encaminhada ao Hospital Universitário de Maringá, pelo aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em estado grave.
A secretaria de saúde de Jussara não repassou o número de casos de picada de escorpião registrados no município, mas informou que não é o primeiro registro em 2024, conforme apurou a RPC.
O que fazer em caso de picada de escorpião?
A recomendação, segundo os médicos, é que em caso de picada de escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber o atendimento adequado.
Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lento, dificuldade respiratória e choque.
Recomendações
Conservar o quintal limpo;
Não acumular entulho ou restos de obra dentro de casa;
Evitar deixar sapatos embaixo de móveis;
Estar atento à parte interna das cortinas;
Fechas os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões.
|