A equipe da Polícia Militar de Campina da Lagoa após receber várias chamadas via 190, onde os solicitantes relatavam que na área central, teria uma motocicleta de cor verde, ao qual o seu condutor a pilotava com imprudência, negligência e colocando em risco a vida de terceiros.
Diante dos fatos relatados a equipe policial realizou o patrulhamento pela área, quando no entroncamento da avenida JK com a Avenida Brasil, visualizou uma motocicleta com as mesmas características recebidas, quando deram voz ordem de parada através de sinais luminosos e sonoros, onde o condutor não acatou a ordem e arrancou bruscamente a motocicleta no intuito de se evadir da abordagem.
De imediato foi iniciado um acompanhamento tático pelas vias da cidade, ao qual o condutor passou por vias movimentadas, por frente ao Hospital e vias do Lago Municipal Antônio Chiqueto, colocando em risco vários transeuntes e famílias que por ali estavam, além de cruzar algumas vias preferenciais, quase colidindo com outros automóveis.
Por fim o condutor seguiu pela Avenida Brasil na saída para Bela Vista do Piquiri onde acabou se desequilibrando da motocicleta, vindo a sofrer uma queda, momento que a equipe conseguiu cessar o acompanhamento.
Dado voz de abordagem, o condutor se levantou rapidamente, e alterado, começou a resistir, sendo necessário o uso de instrumento de menor potencial ofensivo espargidor gás de pimenta, conforme prescrito no manual do uso progressivo e seletivo da força.
Mesmo com a utilização do espargidor, o autor continuou a resistência, vindo em direção da equipe, necessitando o uso do bastão expansivo tático, para neutralizar e incapacitar temporariamente o indivíduo, conforme descrito na diretriz 008/2015.
A equipe conseguiu então conter o abordado, sendo utilizado as algemas, conforme súmula vinculante 11 do STF.
Após buscas pessoais do condutor, posteriormente identificado, nada de ilícito foi localizado, questionado, o condutor respondeu que se evadiu da abordagem, pois teria ingerido bebida alcoólica momentos antes, que não possui também a CNH e que ainda sua moto CG-125, está com o licenciamento atrasado.
Segundo a Polícia Militar o condutor apresentava vários sinais de embriaguez, como fala desconexa, olhos vermelhos, andar cambaleante, hálito e odor etílico, assim sendo dado voz de prisão ao mesmo pelo crime de trânsito, sendo o autor conduzido no compartimento humanitário da viatura até esse DPP.
Foi ofertado ao autor para que realizasse o teste etilométrico, sendo aceito por ele e que apontou o resultado de 0,79 mg/l, constatando o crime de embriagues. Ele foi conduzido até o Hospital Municipal a fim de ser feito o laudo de lesão e posteriormente foi encaminhado até a delegacia de polícia judiciária para ser entregue a autoridade policial.
Ainda segundo a Polícia Militar o Jovem é reincidente nesse tipo de crime, onde foi verificado via sistema, que por duas vezes ele foi preso este ano pelo mesmo ato.
A motocicleta foi conduzida ao pátio de DPM pelos débitos pendentes.
|