Pelo quarto ano consecutivo, as ações sustentáveis das cooperativas de crédito e investimento do Sicredi foram reconhecidas com o Selo Clima Paraná, certificação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).
Neste ano, 185 instituições foram premiadas, incluindo 167 empresas privadas, cinco órgãos públicos e, pela primeira vez, 13 municípios. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 4 de dezembro, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba, reforçando o Paraná como referência nacional em práticas sustentáveis e inovação ambiental.
Com gestão ecoeficiente e governança exemplares, o Sicredi recebeu o Selo Clima Paraná na "Categoria A - Mercado Interno", destinado às instituições com as maiores pontuações. O diretor de Supervisão da Central Sicredi PR/SP/RJ, Reginaldo Pedrão, e o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, André Alves de Assis, representaram a instituição na cerimônia.
“Este prêmio reflete o esforço conjunto das nossas 24 cooperativas e mais de 400 agências no Paraná, reafirmando que estamos no caminho certo com um modelo de negócios que valoriza as comunidades onde atuamos. Faz parte do nosso compromisso mobilizar o Sicredi no estado em prol de práticas sustentáveis”, destacou Reginaldo.
O Selo Clima Paraná reconhece organizações que voluntariamente se comprometem a medir e reduzir sua pegada de carbono, além de adotar práticas alinhadas aos princípios de ESG, que englobam responsabilidade ambiental, social e de governança. Desde seu lançamento em 2015, a certificação já premiou 495 instituições. “É muito gratificante observar o crescimento dessa adesão voluntária. Isso evidencia que o paranaense está engajado em preservar nosso patrimônio natural e em contribuir para a melhoria das condições ambientais, garantindo um território cada vez mais sustentável e acolhedor para todos”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.
Entre os critérios avaliados estão o uso de fontes renováveis de energia, a redução de emissões de gases de efeito estufa, programas de bolsas de estudos no eixo social e iniciativas internas de desenvolvimento tecnológico e compliance na governança.
“O Selo Clima Paraná é um reconhecimento importante para um trabalho que já realizamos, dando visibilidade à nossa preocupação com o impacto ambiental das nossas agências. Desde 2015, seguimos o modelo GHG Protocol, que permite quantificar emissões de gases de efeito estufa de forma padronizada e global. Isso reflete nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a construção de um futuro mais responsável”, finaliza o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, André Alves de Assis.
|