Fonte: Agronegócio – Gazeta do Povo
O plantio da segunda safra de milho está atrasado na principal região produtora do Brasil, aponta levantamento da Safras & Mercado. De acordo com a consultoria, 67% do terreno a ser ocupado pelo cereal no inverno receberam as sementes do grão até o momento. Nesta época do ano passado, o indicador era de 79%. O atraso nos trabalhos de campo ocorre por conta das chuvas excessivas que caíram nas últimas semanas, especialmente sobre Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A umidade impede que as máquinas entrem na lavoura para colher os grãos cultivados no verão. Quem cede espaço para o cereal no inverno é a soja. A colheita da oleaginosa caminha para a segunda metade da área total destinada ao produto, conforme a Safras.
Mato Grosso lidera o atraso no plantio de inverno. Até o momento, as plantadeiras concluíram os trabalhos de semeadura em 77% da área do estado. No ano passado, o cultivo estava praticamente encerrado nesta época. Somente em Sorriso, município que mais planta soja e milho no Brasil, cerca de metade da área destinada ao grão foi plantada fora da janela ideal de clima, após o dia 20 de fevereiro.
Atraso local
780 mil hectares é o tamanho do terreno de milho que ainda não foi plantado no Paraná, conforme a Safras & Mercado. Até o momento, trabalhos foram concluídos em 56% da área do estado, contra 74% no ano passado.