Os professores e funcionários da rede estadual de ensino do Estado estão paralisaram as atividades por 24 horas nesta quarta-feira (19) em todo Paraná. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (App-Sindicato), a paralização deve durar 24 horas e milhares de estudantes serão afetados. A mobilização foi decidida em assembleia no dia 22 de fevereiro.
A categoria reivindica a aplicação dos 33% de hora-atividade na jornada do magistério e o pagamento de avanços em atraso para professores (as) e funcionários (as), que somam mais de R$ 100 milhões.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que "desde 2011, o Governo do Paraná tem implementado ações de melhorias e valorização dos profissionais da educação, como a equiparação salarial da categoria com os demais servidores de nível técnico do executivo e aumento salarial acumulado de 50,16%, em menos de três anos".
A nota afirmou ainda que na folha de pagamento de março será implantada a progressão para os professores. Segundo o governo, a implantação das progressões representa um investimento de quase R$ 8 milhões por mês em melhoria salarial para os professores que têm direito. Em maio, deve começar o pagamento das parcelas de 2013 das progressões e promoções de professores e, também, de outros funcionários da rede estadual da educação que têm direito ao benefício. Fonte: G1/Paraná
Em Campina da Lagoa os professores e funcionários da rede estadual de ensino receberam o apoio da rede Municipal de Ensino que também foram as ruas reivindicar seus direitos. Segundo representante da categoria.
Os Professores Municipais reivindicam cumprimento do piso salarial, 1/3 de hora atividade, equiparação salarial, reposição salarial atrasada desde 2008, regularização da aposentadoria e melhores condições de trabalhos.
Os profissionais municipais alegam que além da precariedade nos prédios públicos a falta de salas de aulas estão deixando salas superlotadas. Uma carta com todas as reivindicações foi entregue no Paço Municipal ao Secretário de Administração Municipal Omar Alves Araújo pelas mãos da Representante da APP, Nailda Inkot e alguns Professores Municipais.