Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Morre o fundador do Grupo Vale Verde, de Assis Chateubriand  
  Publicado em 22 de Junho de 2015  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
Morre o fundador do Grupo Vale Verde, de Assis Chateubriand

 

 

 

 

 

 

Este é o relato da história de um homem realizado por suas conquistas e que sempre lutou e batalhou em prol da sociedade. José Costa, 71 anos, nasceu em Cornélio Procópio (PR) e desde muito jovem, sempre foi um apaixonado pela radiodifusão. Chegou em Assis Chateaubriand em 1970, vindo de Itambé, região norte do Paraná. Em Assis, logo que chegou, Costa trabalhava como técnico em conserto de aparelhos de rádio, na oficina Panamá.

 

Uma das características marcantes de José Costa é a fé. Sempre pregou a Palavra de Deus à população, tanto que durante muitos anos foi catequista nas matrizes Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis. Congregado Mariano, Costa foi membro-fundador da Federação Mariana da Diocese de Toledo, a qual ele atualmente preside.

 

A partir de 1973, ele passou a trabalhar na Discolândia, empresa de sua propriedade, que comercializava discos de vinil e aparelhos de rádio. A Discolândia foi vendida em 1976, ano em que José Costa iniciou o trabalho de empresário do cantor chateaubriandense Paulo Di Paula, que fez sucesso em todo o Brasil, com músicas até hoje lembradas, como "Cama Solitária", "À Procura da Paz" e "Quarto de Mansão".

 

José Costa se dedicou como empresário do cantor até o ano de 78, quando foi convidado pelo então engenheiro-agrônomo, Moacir Micheletto, para trabalhar na Rádio Jornal AM, primeira emissora de rádio de Assis Chateaubriand, fundada naquele ano. Vendedor e locutor, Costa foi o primeiro funcionário da emissora, e realizava um grande sonho de sua vida, que era trabalhar em rádio. A partir de então, passou a ser sempre muito bem conceituado e destaque em sua profissão.

 

A dedicação na área de radiodifusão levou-o a ser, a partir de 82, sócio da Rádio Jornal, a qual permaneceu até 1989. Neste mesmo ano, no dia 4 de novembro, José Costa se realizou ainda mais, quando fundou em Jesuítas, a Rádio Vale Verde FM. Emissora esta que superou as expectativas de Costa, sendo hoje uma das maiores emissoras de rádio do Paraná. Com estúdios em Jesuítas e desde 2000 também em Assis Chateaubriand, além de um centro de produções em Toledo, a rádio opera em 33.000 watts de potência, abrange mais de um milhão de ouvintes, e leva sua programação de qualidade e essencialmente brasileira também ao Mato Grosso do Sul e Paraguai.

 

José Costa também sempre se destacou no cenário político e foi neste segmento que ele dedicou a vida em busca de conquistas que atendessem os anseios da comunidade de Assis e região. Em seu primeiro mandato como vereador (1983/1988), Costa foi presidente da Câmara de Vereadores de Assis Chateaubriand. Dentre muitos projetos apresentados, a principal conquista veio através de uma parceria com o saudoso deputado federal Antônio Ueno, sendo o primeiro curso superior para Assis, o curso de Pedagogia, o qual teve início na Associação Técnica Educacional do Oeste Paranaense.

 

Já em 2003, José Costa foi eleito para o seu segundo mandato (2004/2008), sendo o vereador mais votado em Assis Chateaubriand. Novamente a educação foi prioridade para o vereador, que teve a iniciativa de lutar para que Assis fosse contemplada com a implantação do Ensino Superior Público Federal. Foram anos de batalha e muitas viagens a Brasília em busca do sonho.

 

Quando em 2010, ano em que José Costa atuava como vice-prefeito, no segundo mandato (2009/2012) da prefeita Dalila, ele viu mais um sonho seu se tornar realidade, quando o município chateaubriandense foi contemplado com um campus do IFPR (Instituto Federal do Paraná).

 

"É a prova de que a união faz a força. Plantamos a semente e com o envolvimento de toda a sociedade, conquistamos o IFPR. Foi a concretização de um trabalho, que muitos não acreditavam. Foi mais do que uma realização", afirmou José Costa. "Como diretor da Vale Verde FM e um dos diretores da Folha Vale Verde, também sou realizado, pelo fato de sempre sonhar trabalhar em rádio e hoje, poder ser sócio-proprietário de dois veículos de comunicação tão bem conceituados", salientou.

 

Um homem de origem simples e humilde, José Costa é o verdadeiro exemplo de superação, ética e caráter. Um homem que com Deus à frente de tudo e sempre apoiado pela família, mostrou que é "Gente que faz".

 

Fonte: Vale Verde FM

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com