Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Prefeitos da Região se reuniram para explicar a situação a população sobre a paralisação desta segunda feira  
  Publicado em 22 de Setembro de 2015  
       
 

 
 
 
Prefeitos da Região se reuniram para explicar a situação a população sobre a paralisação desta segunda feira

 

 

 

 

 

 

 

Os prefeitos da região reuniram nesta segunda-feira (21), no município de Nova Cantu e foram até a rádio local para transmitir a população os motivos da paralização realizada na data desta segunda-feira (21) de Setembro. Estiveram presentes as prefeitas de Campina da Lagoa Celia Cabreira de Paula, Prefeita de Roncador Drª Marilia Gonçalves acompanhada do Vice-prefeito Vivaldo e o prefeito de Nova Cantu Airton Agnolin, a prefeita de Iretama não pode estar presente por motivos de Saúde e a Prefeita Elza de Altamira do Paraná encontra-se em viagem e não pode se fazer presente também, mas ambas apoiam o protesto.

 

Segundo os prefeitos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassado aos municípios do Paraná chegou a ter parcelas com valores 38,07% menores em 2015, se comparadas com igual período do ano passado (2014). Com isso vários serviços atendidos pelo município passam por situações de extrema dificuldade, entre elas a merenda escolar, ainda segundo os chefes dos executivos municipais, o Governo Federal está repassando atualmente R$0,30 Centavos por alunos, tendo o município entrar com a outra parte gastando em torno de 8 a 10 vezes o valor repassado pelo Governo.

 

Formado principalmente pelo Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o FPM é a principal fonte de receita de 70% dos 399 municípios do Estado. Os municípios recebem repasses do FPM a cada dez dias (o chamado decêndio), mas os valores estão muito abaixo dos aumentos de despesas dos municípios.  

 

Algumas medidas terão que ser tomadas como corte de gastos e redução de serviços prestados à população para que as prefeituras possam se se enquadrar na LRF, Lei da Responsabilidade Fiscal.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com