Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Período da piracema nos rios e lagos do Paraná começa na véspera de Finados  
  Publicado em 30 de Outubro de 2016  
       
 

 
 
 
Período da piracema nos rios e lagos do Paraná começa na véspera de Finados

Fonte - O Bem Dito  

Foto - AEN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O período de defeso nos rios e lagos do Paraná começa nesta terça-feira (1º), véspera de Finados, e se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2017. Durante a piracema, fica proibida a pesca de peixes nativos do estado. O objetivo é proteger as espécies, garantido a desova e a reprodução.

 

A restrição é instruída pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), e reforçada no estado por portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

 

Entre as espécies que estão protegidas por esta restrição estão o bagre, o pintado, o lambari, o dourado e o jaú.

 

Pescadores profissionais recebem nos quatro meses o Seguro Defeso (um salário mínimo). Entre os mais importantes rios da região, fiscalizados pela Polícia Ambiental de Umuarama, estão Paraná, Ivaí e Piquiri, além do conjunto de rios, lagos e lagoas do Parque Nacional de Ilha Grande.

 

Em alguns casos, é permitida a pesca de espécies exóticas, como carpa, tilápia e tucunaré.

 

Na piracema, quem for flagrado pescando ilegalmente poderá ser multado. O valor da sanção pode chegar a cerca de R$ 700 por pescador e mais de R$ 20 por quilo de peixe capturado.

 

Tanto para a pesca amadora como para a profissional embarcada ou desembarcada é necessária a autorização emitida pelos órgãos federais. Pescar sem o documento também é considerado crime ambiental. A atualização dos cadastros de pescadores profissionais deverá ser realizada pela superintendência do Ministério da Agricultura no Paraná.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com