Por Francielly Azevedo – Paraná Portal
O desembargador Tito Campos de Paula, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), rejeitou nesta terça-feira (21) o pedido da coligação do candidato ao governo do Paraná, Ratinho Junior, para impedir a publicação da pesquisa do Instituto Ibope Inteligência que sondou intenções de voto ao governo do Estado e às duas vagas ao Senado pelo Paraná. Fazem parte da coligação “Paraná Inovador” os partidos PSD, PSC, PV, PR, PRB, PHS, PPS, PODE E AVANTE. A divulgação da pesquisa está prevista para esta quarta-feira (22).
Os advogados da coligação argumentam que a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Eles defendem que é “insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes, bem como pela informação quanto à fonte pública de dados utilizada para confecção do plano amostral comprometendo o resultado obtido”.
O desembargador liberou a divulgação da pesquisa determinando que sejam identificados os critérios “PEA / NÃO PEA” (População Economicamente Ativa e População Não
Economicamente Ativa). “A divulgação da pesquisa somente é permitida com essas ressalvas e a sua divulgação sem essas informações acarretará multa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) ao responsável pela divulgação e incidirá a cada divulgação”, decidiu.
PESQUISA
A pesquisa foi registrada pelo Instituto Ibope Inteligência no dia 16 de agosto para sondar a intenção de votos ao governo do Estado e às duas vagas ao Senado pelo Paraná. Os questionários começaram a ser aplicados na semana passada. O Ibope também mede o índice de rejeição dos candidatos. A pesquisa foi contratada pela RPC TV.
Para o governo, os dez candidatos aparecem nomeados na pesquisa como Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Cida Borghetti (PP), Doutor Rosinha (PT), Geonisio Marinho (PRTB), João Arruda (MDB), Ogier Buchi (PSL), Professor Piva (PSOL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Professor Jorge Bernardi (REDE).
Para o Senado, os 14 candidatos são Alex Canziani (PTB), Beto Richa (PSDB), Compadre Luiz Adão (DC), Flavio Arns (REDE), Gilson Mezarobba (PCO), Jacque Parmigiani (PSOL) Mirian Gonçalves (PT), Nelton (PDT), Oriovisto Guimaraes (PODE), Requião (MDB), Rodrigo Reis (PRTB), Roselaine Barroso Ferreira (PATRI), Zé Boni (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSOL).
Foram ouvidos 1.008 eleitores em todas as regiões do Paraná. O registro da pesquisa é PR-04869/2018.