O mês de maio foi o pior mês da pandemia em Campina da Lagoa, tivemos um aumento de mais de 50% nos casos confirmados em relação ao mesmo período de abril, em relação aos óbitos os números são assustadores, no mês de abril foram registrados 08 óbitos já no mês seguinte os números triplicaram, foram registrados 24 óbitos um aumento de mais de 500% comparado ao mês anterior.
Segundo o ministério da saúde o mês de maio teve uma queda no país de 28% nos números de óbitos, o que coloca Campina da Lagoa desastrosamente na contramão dos dados do ministério da saúde.
Isso também fez acender a luz vermelha de alerta para as autoridades em saúde do município que acabou levando a administração tomar medidas restritivas mais rígidas, ampliando o toque de recolher e o fechamento das atividades comerciais através de decreto publicado no dia 19 de maio por tempo indeterminado.
O município ao longo da pandemia tomou todas as medidas necessárias, mas infelizmente não houve colaboração por parte da população que mesmo com algumas medidas impostas continuaram se aglomerando e desrespeitando o distanciamento social
A falta de leitos e o colapso na saúde contribuíram significativamente para o estrondoso aumento do número de mortes. A metade dos óbitos ocorridos no município durante toda pandemia foram registrado no mês de maio.