Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Horta Comunitária perde mais de 1,5 mil pés de verduras com geada em Mamborê  
  Publicado em 29 de Junho de 2021  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
Horta Comunitária perde mais de 1,5 mil pés de verduras com geada em Mamborê

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Walter Pereira, Tribuna do Interior

 

        

A forte geada que atingiu a cidade de Mamborê deixou estragos na Horta Comunitária da cidade, com a perda de mais de 1,5 mil pés de verduras como alface, almeirão, rúcula, entre outras. Logo pela manhã, moradores voluntários foram ao local para conferir os estragos e tentar, de alguma forma, recuperar alguma coisa. O projeto é coordenado pela AMJJB (Associação dos Moradores dos Conjuntos Jardim América, João Seratiuk e Beira Rio).

        

Coincidentemente ontem, dia 29 de junho, dia de São Pedro, nome da horta, em comemoração ao santo, o projeto completou um ano.  “Iniciávamos nossa hora há exatamente um ano. E hoje, com a forte geada que ocorreu na cidade de Mamborê, perdemos cerca de 1,5 mil pés de alface, almeirão, rúcula...Queimou tudo”, lamentou o presidente da horta, José Fogaça.

        

Para tentar diminuir os danos, alguns moradores regavam logo pela manhã as verduras para retirar o gelo das plantas, evitando assim que fossem queimadas com o sol. “Fazia muitos anos que não via tanta geada assim. Se tivesse regado mais cedo talvez teria recuperado tudo. Mas saiu o sol e já queimou as plantas”, falou Dinei, que regava as verduras na tentativa de recuperar alguma coisa. A voluntária dona Expedita, era outra que estava no local também verificando a situação. “Se Deus quiser vamos recuperar tudo de novo”, disse ela. Salvador, outro voluntário do projeto, disse que todos os canteiros terão de ser ‘reformados’. “É muito triste, mas não tem outro jeito”, frisou.

        

O responsável técnico pela elaboração de projetos e pesquisa na horta, Renato Correia, lamentou as perdas. Ele comentou sobre a importância do projeto. “A horta é mais que cultivo de verduras e legumes, é uma forma de associar as pessoas em objetivos comuns em prol da coletividade. A associação está completando hoje um ano de muito trabalho e contribuição com os hospitais, entidades e a população menos favorecidas”, frisou. Ele acrescentou que a situação ‘motiva cada vez mais os voluntários seguirem trabalhando no projeto’.

        

O presidente da horta, José Fogaça, comentou ainda que um engenheiro agrônomo envolvido no projeto havia alertado sobre a possibilidade de geada. “Tentamos fazer o possível, mas é a lei da natureza”, disse.  Ele informou que esta semana havia programação de entrega de verduras à Santa Casa de Campo Mourão, Lar dos velhinhos, Pastoral de Mamborê, entre outras entidades.

        

“Esta vamos ficar devendo para vocês. Vamos começar reconstruir tudo novamente. Agora precisamos mais do que nunca do apoio dos voluntários. Agora o serviço é dobrado, tem mais de 50 canteiros aqui para gente mexer”, falou.

 

A horta

        

A horta foi implantada em uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados. O local fica nos fundos do jardim América. Antigamente o espaço ficou conhecido como ‘buracão’. Era frequentado por pessoas para prática de atos ilícitos. A área se transformou em um novo cenário com a horta comunitária em funcionamento. O projeto envolve moradores dos jardins América, João Seratiuk e Beira Rio.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com