Por Redação Tasabendo
Uma casa foi consumida pelo fogo na cidade de Araruna, após a ocorrência de um curto-circuito no chuveiro, na tarde desse domingo, 19. O morador tomava banho quando ocorreu o incidente.
O superaquecimento na fiação do chuveiro provocou o curto-circuito, seguido do incêndio, que rapidamente tomou conta do imóvel.
Muito assustado, o homem saiu correndo e contou com a ajuda de vizinhos na tentativa de apagar as chamas. Fazendo uso de mangueiras e baldes com água, as chamas foram amenizadas, evitando que o fogo alcançasse outras casas vizinhas.
O Corpo de Bombeiros de Campo Mourão foi chamado, e esteve no local cerca de 30 a 40 minutos após o início do incêndio. A equipe fez o rescaldo, evitando a propagação do fogo. Os danos foram apenas materiais.
Como identificar um curto-circuito
O curto-circuito pode ser caótico e imediato, soltando faíscas e criando princípios e incêndio em tomadas, equipamentos, disjuntores e em interruptores. Porém, nem sempre esse é o caso e é justamente nos curtos mais escondidos que mora o perigo.
Um curto pode acontecer por vários dias, aos poucos prejudicando a parte estrutural da residência ou então os equipamentos. É preciso saber quais são os sinais de um curto-circuito, dos mais evidentes até os mais escondidos.
Os principais sinais de um curto circuito são:
Cheiro de queimado – Geralmente este é o primeiro indicativo de que há algo errado com alguma instalação ou equipamento eletrônico. Esse sinal é bastante perceptível, afinal, o curto acaba queimando e derretendo as partes de borracha que protegem os fios.
Sendo assim, você consegue sentir aquele cheiro de plástico queimado sempre que utiliza o sistema com curto ou equipamento com defeito.
Tomadas manchadas
Ao causar a queima do plástico (que tem fumaça preta) toda a parte da estrutura que está próximo acaba manchando. Ou seja, fios, tomadas, interruptores e até mesmo a parede podem ficar com aquela aparência preta característica de plástico queimado.
Lâmpadas e equipamentos com tempo de vida útil reduzido
A sobrecarga elétrica pode fazer com que os equipamentos parem de funcionar pelo tempo determinado. Se você está notando que algumas lâmpadas queimam muito rápido, o u tem equipamentos eletrônicos que estragam com frequência, é provável que haja um curto.
Quedas de energia constantes
Geralmente quando há um curto circuito em um imóvel, existe uma queda de energia constante, muitas vezes causada pelo desarme do disjuntor. O disjuntor sempre desarma quando há superaquecimento e o superaquecimento é causado por curtos em diferentes pontos da rede elétrica.