A Polícia Militar Ambiental do Paraná realizou nesta quarta-feira em Campina da Lagoa uma operação de fiscalização a criadores de aves no município, a operação teve a finalidade de intensificar a monitoração destes criadores.
A operação contou com várias seis policiais de Campo Mourão e dois do município de Umuarama, que percorreram vários endereços de criadores, durante as fiscalizações foram apreendidas 19 Gaiolas, 24 Pássaros diversos, entre eles 04 Curiós, espécie ameaçada de extinção.
Ainda durante a operação foram lavradas várias multas que somaram o valor de R$ 64,500,00 (Sessenta e quatro mil e quinhentos Reais).
Em um dos endereços fiscalizados, a multa ficou em R$ 40.500,00 (Quarenta Mil e quinhentos Reais). A proprietária que possui cadastro de 24 aves, mas apenas 11 (onze) foram localizadas no local, sendo: 04 (quatro) trinca-ferro verdadeiro, 06 (seis) azulão verdadeiro, e 01 (um) coleirinha. Também foram localizados no local 12 (doze) aves com anilhas, contudo, não constam na relação da autuada, sendo: 02 (dois) trinca-ferro, 06 (seis) azulão, 01 (um) bicudo, 03 (três) curió e ainda, 08 (oito) pássaros sem anilhas de identificação sendo: 01 (um) pintassilgo, 05 (cinco) trinca-ferro, 01 (um) pássaro-preto e 01 (um) tico-tico-rei.
As aves que constam no plantel da autuada ficaram em sua posse, como fiel depositária, as demais anilhadas, que não constam da sua relação e as sem anilhas foram apreendidas e foram encaminhadas ao IAT - instituto ambiental do paraná, para avaliação e destinação em conformidade aos protocolos da referida autarquia estadual.
Outros três endereços fiscalizados também apresentaram irregularidades e seus proprietários também foram autuados e lavradas a receptíveis infrações, sendo que todos compareceram no Destacamento da Polícia Militar onde foram tomadas as medidas cabíveis.