Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Receita Federal revoga monitoramento do PIX  
  Publicado em 15 de Janeiro de 2025  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
Receita Federal revoga monitoramento do PIX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da CNN Brasil

 

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou que a regra de monitoramento do Pix será revogada. Segundo ele, a decisão foi tomada após a disseminação de informações falsas que geraram medo, especialmente entre pessoas de baixa renda.

 

"Vamos anular o ato normativo que alterava os valores para monitoramento financeiro. Criminosos distorceram e manipularam a medida, prejudicando milhões de pessoas e causando pânico na população mais humilde", explicou Barreirinhas durante coletiva de imprensa.

 

A Receita Federal tentou combater os rumores nos últimos dias, mas o secretário destacou que os danos continuaram justificando a decisão. "A revogação tem dois objetivos: impedir que essa questão siga sendo usada como arma por golpistas e evitar prejuízos ao debate sobre o tema, que será tratado em um novo ato a ser anunciado pelos ministros", afirmou.

 

Ao lado de Barreirinhas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a medida busca facilitar a aprovação de uma Medida Provisória (MP) que reforçará a gratuidade e o sigilo bancário no uso do Pix.

 

Entenda o caso

 

A Receita Federal havia planejado ampliar o monitoramento de transações financeiras em 2025. A medida incluía o envio de informações por instituições financeiras, bancos digitais, operadoras de cartão, aplicativos de pagamento e grandes varejistas que oferecem crédito.

 

As movimentações monitoradas seriam:

 

Operações de R$ 5 mil ou mais realizadas por pessoas físicas;

Transações de R$ 15 mil ou mais feitas por empresas.

 

Porém, a nova regra gerou confusão e foi alvo de desinformação, levando à circulação de notícias falsas sobre supostas cobranças de taxas extras. Golpistas chegaram a enviar boletos falsos com o logotipo da Receita Federal para enganar contribuintes. A decisão de revogar a medida, segundo Haddad, também visa proteger os cidadãos contra esses golpes.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com