Ponta Grossa (PR) — A Câmara Municipal firmou um contrato milionário para locação de 23 veículos zero quilômetro, com validade de três anos e custo total de R$ 2.279.997,36 aos cofres públicos. Segundo o documento, os automóveis serão utilizados pelos 19 vereadores e por outros setores da Casa Legislativa.
Cada carro terá quilometragem mensal de até 3 mil km, o que permitiria — só para ilustrar — ir até Brasília, voltar e ainda rodar por Ponta Grossa com folga. O contrato foi fechado após um pregão eletrônico, vencido pela empresa Citycar, com sede em Santa Cruz do Sul (RS), que apresentou o menor valor.
O aluguel de cada veículo foi fixado em R$ 2.753,62 por mês, e inclui manutenção, seguro total e veículos padronizados, todos modelo 2025/2026 e zero km.
“Aproximação com a comunidade”
A justificativa da Câmara para o gasto elevado é de que a medida vai permitir que os vereadores estejam mais presentes nas comunidades, principalmente em áreas rurais.
“O vereador é um fiscal de tudo o que acontece no município. Hoje temos obra, por exemplo, em Sete Saltos de Cima, um posto de saúde que está sendo construído. Dá 65 km daqui até lá, a grande maioria estrada de chão”, disse o presidente da Casa, Julio Kuller (MDB), em entrevista à RPC.
Críticas nas redes sociais
A medida, no entanto, já repercute com críticas. Internautas questionam a necessidade de carros novos e individuais, especialmente diante de outras demandas urgentes na cidade, como saúde e infraestrutura.
Com o valor do contrato, seria possível, por exemplo, comprar diretamente uma frota menor ou reforçar programas sociais em regiões de maior vulnerabilidade.