Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Dia Internacional do Cooperativismo: Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP celebra o poder de transformar juntos  
  Publicado em 6 de Julho de 2025  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
Dia Internacional do Cooperativismo: Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP celebra o poder de transformar juntos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Data reforça a importância da cooperação como ferramenta de transformação econômica e social
 
 
Neste 5 de julho, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data que vai além de uma homenagem. Ela é um convite à reflexão sobre a força da união e da ação coletiva para construir um futuro mais humano, próspero e sustentável.
 
 
O cooperativismo nasce de um princípio simples, onde as pessoas, juntas, são mais fortes. Mais do que um modelo econômico, é uma filosofia de vida. É sobre olhar nos olhos, escutar com atenção, criar vínculos com simplicidade e construir confiança. É sobre transformar o “eu” em “nós” e construir pontes onde muitos ainda veem muros.
 
 
“Nós acreditamos que cooperar é um ato transformador. Ao escolher uma cooperativa, a pessoa não está apenas contratando um serviço, mas fazendo parte de um movimento. Está cooperando com a sua cidade, com seus vizinhos, com o futuro. Crescer juntos, com propósito, é uma das forças mais bonitas do cooperativismo. É realmente ter com quem contar”, reflete Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.
 
 
De acordo com o mais recente “Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo”, elaborado pelo Banco Central, o cooperativismo de crédito no Brasil manteve um ritmo de crescimento expressivo, consolidando-se como um dos segmentos mais dinâmicos do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O número de associados às cooperativas de crédito cresceu 11,2% em 2023, totalizando 17,3 milhões de pessoas. No Sicredi, já são mais de 9,3 milhões de associados.
 
 
Um estudo conduzido pelo Sicredi em parceria com a consultoria de tendências e estratégia Futures Unit (Box1824) mapeou cenários futuros para o setor, conceito que recebeu o nome de Neocooperativismo. Entre as tendências que devem marcar o futuro do setor estão a economia regenerativa, que propõe ir além da sustentabilidade, promovendo a recuperação do meio ambiente e a justiça social; o neocoletivismo, que impulsiona a inclusão de grupos minorizados por meio da educação, empregabilidade e investimentos com propósito; e o conceito de fincare, que integra saúde financeira e bem-estar emocional como parte do cuidado integral das pessoas.
 
 
A pesquisa também aponta o papel das cooperativas nas cidades inteligentes, como agentes de transformação urbana com foco em mobilidade, internet das coisas e inteligência artificial. Outras tendências incluem o avanço de soluções sem fricção, com superapps e experiências digitais integradas; o reforço à inclusão financeira, por meio de moedas sociais, microcrédito e educação financeira; o apoio à agricultura familiar com uso de tecnologia; e o desenvolvimento do cooperativismo de plataforma, com base no uso de dados como moedas digitais, inteligência artificial generativa e plataformas descentralizadas.
 
 
Esses são exemplos práticos de que, em um cenário global tão desafiador, o cooperativismo se fortalece como um modelo comprometido com o bem comum, ético e resiliente. É com esse espírito que o Sicredi segue atuando: de pessoas e para pessoas.
 
 
Neste Dia Internacional do Cooperativismo, o Sicredi reforça o convite para que todos possam cooperar mais, escutar mais, agir mais em conjunto. Porque, quando as pessoas caminham lado a lado, ninguém fica para trás.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com