Fonte: Sistema Vale
Começaram a ser entregues em Nova Cantu os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Algo normal todos os anos, e que mesmo com alguns donos de imóveis torcendo o nariz para a cobrança, a comunidade entende que pagando o IPTU está contribuindo para o desenvolvimento do município.
Porém, nesses poucos dias de entrega do carnê, duas simples palavras causou um certo transtorno para a administração municipal. Diferente das administrações anteriores em que a cobrança da taxa da coleta de lixo era embutida no imposto e de certa forma mascarada apenas pela descrição das iniciais, ou seja, até então o cidadão pagava a coleta de lixo, mas como no carnê vinha descrito apenas CL e o valor, o munícipe não se atentava ao fato de que pagava sim pelo serviço prestado pela municipalidade.
Porém, após assumir o governo, o prefeito Carlos Gomes, decretou que todos os atos da administração municipal devam obrigatoriamente serem claros, ou seja, serem o mais transparente possível, a fim de que o cantuense não tenha dúvidas em relação a nada do que ocorre na gestão do atual prefeito. E, dentre essas determinações está a de que a sigla CL fosse substituída pela descrição correta: Coleta de Lixo.
Esse fato gerou uma confusão, pois muitos moradores da cidade até então que pagavam o valor sem se atentar, passaram a acreditar que se tratava de uma nova cobrança. Conforme o secretário da pasta, houve entendimento que a forma de cobrança estava equivocada. "De maneira alguma passamos a efetuar uma nova cobrança. O que queremos deixar claro é que única e exclusivamente passamos a ser transparentes em tudo e isso incluiu a cobrança da coleta de lixo que antes era mascarada por siglas”, destaca.