Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Campanha contra aftosa entra na reta final na região  
  Publicado em 31 de Maio de 2017  
       
 

 
 
 
Campanha contra aftosa entra na reta final na região

Fonte: Tribuna do Interior / Walter Pereira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os criadores de gado da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) que ainda não imunizaram seu rebanho têm até esta quarta‐feira (31) para fazer a vacinação contra a febre aftosa. A 1ª etapa da campanha começou no início deste mês. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), núcleo de Campo Mourão, apenas 50% dos criadores haviam feito a comprovação da vacina até ontem, o equivalente a 132,5 mil cabeças, de um total de 265 mil previstas. Para esta etapa, é obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

 

Conforme a médica veterinária e Fiscal da Adapar, Claudia Gebara, o número de comprovações feitas é baixo, porém, segundo ela, muitos criadores já vacinaram, mas ainda não entregaram os comprovantes. “Observamos que uma grande quantidade de vacinas já foi vendida nas lojas, isso significa que o gado está sendo vacinado”, comentou.

 

Claudia lembrou que a comprovação é tão importante quanto a vacinação do rebanho. Os criadores que deixarem de comprovar a vacina dentro do prazo (31 de maio) estão sujeitos a multa. Nas propriedades com até 10 animais com a vacina sem comprovante, a multa é de R$ 956; a partir de 10 animais o valor é de R$ 95,60 por animal. “É importante que todos fiquem atentos a este detalhes, haja vista que faltam só mais dois dias para o encerramento da campanha”, falou a veterinária. Para hoje e amanhã, a Adapar espera um grande movimento de criadores na sede do escritório para fazerem a comprovação da vacina. “Hoje [ontem] já tivemos um bom movimento que deve se intensificar na terça e quarta‐feira”, prevê. A comprovação pode ser feita também pela internet no site: www.adapar.pr.gov.br.

 

Para isso, o criador deve solicitar à empresa onde fez a compra da vacina para que faça a inserção dos dados da nota fiscal no sistema da Adapar.

 

Claudia Lembrou que após o término da campanha, os fiscais da Adapar iniciarão as fiscalizações às propriedades cujos criadores não fizeram a comprovação. A segunda etapa da vacinação será realizada em novembro, quando todos os animais serão vacinados. A imunização por faixa etária ocorre desde 2009, quando foi alterado o sistema de vacinação no Paraná e tem a validade de um ano, a taxa de efetividade da vacina é de aproximadamente 95%.

 

 

BRUCELOSE

Os criadores de gado devem também fazer a vacinação contra brucelose, obrigatória no Paraná. Neste caso, todas as bezerras de 3 a 8 meses de vida devem ser imunizadas contra a doença. A vacina tem que ser feita sob acompanhamento de um médico veterinário e também precisa ser comprovada.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com