Fonte: Emater
Durante os eventos da Expo Goio 2017, a Emater organizou o XVI Ciclo de palestras Agropecuárias, que teve início na quinta-feira (10), e se encerrou no dia seguinte. Fizeram parte dos assuntos tratados, a produção de leite, de hortaliças e de grãos.
Os agricultores de Ubiratã marcaram presença na sexta-feira (11), o grupo de 28 pessoas prestigiou duas palestras voltadas para os produtores de hortaliças. O primeiro tema foi tratado pela engenheira agrônoma Elisangeles Souza, ela trouxe ao público a importância de boas práticas na pós colheita, visto que muito da produção se perde devido a erros nessa etapa, e consequentemente, diminui a margem de lucro do produtor. Ela também ressaltou a exigência na rotulagem na produção de hortaliças, instituida pela resolução nº 748/2014 e alterada pela resolução nº 292/2015 da Secretaria de Estado de Saúde – SESA. A rotulagem garante a identificação da origem do produto, e trás maior segurança ao consumidor. Segundo o técnico da Emater de Ubiratã, Hemerson Alves, “os agricultores sabem da exigência e benefícios da resolução e estão regulares com relação a rotulagem em seus produtos”.
No fim da tarde, o público assistiu a palestra do técnico agrícola Diego Brene, que falou sobre o cultivo de folhosas durante o verão, época do ano em que existe uma menor oferta do produto, devido a dificuldade de cultivar as espécies sob altas temperaturas. Brene comentou da importância da irrigação e horários ideiais para a prática, também ressaltou que as lavouras devem estar bem nutridas e sadias para suportarem condições climáticas adversas, e apresentou novas técnicas de cultivo, como a produção em vasos, canteiros suspensos com areia e utilização de coberturas, como sombrite e plástico.
Essa excursão fez parte da agenda da chamada pública sustentabilidade, que está sendo executa no município de ubiratã, e contou com o apoio da prefeitura municipal.