Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Nove casos suspeitos de coronavírus são registrados em seis estados do Brasil  
  Publicado em 29 de Janeiro de 2020  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
Nove casos suspeitos de coronavírus são registrados em seis estados do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte EBC

 

Por Kariane Costa

 

 

Subiu para nove o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil. A informação é do Ministério da Saúde, e foi apresentada nesta quarta-feira em coletiva de imprensa.

 

São Paulo lidera com três casos, seguido por Santa Catarina, com dois. Rio de Janeiro, Paraná, Ceará e Minas Gerais registraram um caso suspeito cada.

 

O secretário executivo do Ministério da Saúde, José Gabbardo, acredita que a tendência é que as notificações aumentem no Brasil, mas reforçou que ainda não há nenhum caso confirmado no país.

 

“Nenhum deles ainda tem classificação de provável, não temos caso provável. E não temos caso confirmado de coronavírus no Brasil. O Brasil vem fazendo junto à Organização Mundial da Saúde o acompanhamento, então temos participado de reuniões restritas, temos esse treinamento para laboratório acordado, que a gente vai apoiar a Organização Pan-americana de Saúde na próxima semana para capacitar países do Mercosul. Este é o cenário atual”.

 

A partir desta quinta-feira, o Ministério da Saúde vai divulgar um boletim diário, às 16h, para atualizar a situação epidemiológica no Brasil.

 

A pasta elevou o grau de alerta em relação à doença.  Antes era de “atenção” e agora é de “perigo iminente” para presença do coronavírus. O terceiro grau é de “emergência”, que será acionado somente se houver contágio de pessoa para pessoa dentro do Brasil.

 

De acordo com o secretário executivo do Ministério, José Gabbardo, é considerado caso suspeito o paciente que apresenta febre, mais algum sintoma respiratório e um histórico de viagem pra China.

 

“Na medida em que nós ampliamos o escopo da notificação, ou da definição de casos, passando a considerar todo e qualquer paciente que apresente febre e sintomas respiratórios, e nos últimos 14 dias estava na China, se ele se enquadra nesse caso, é suspeito”.

 

Como medidas de prevenção, o Ministério da Saúde recomenda observar a higiene, lavar sempre as mãos e, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz.

 

O Ministério também desaconselha viagens à China.

 

 

 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com