Fonte: Tribuna do Interior
O que mais se temia aconteceu. Sem vagas para internamentos, o sistema de saúde em Campo Mourão e região está na 'UTI'. Entrou em colapso. Isso devido à explosão de casos de coronavírus (Covid-19), que aumentou abruptamente a demanda por leitos. Até mesmo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no jardim Aeroporto, está lotada. Lá há 17 pacientes com Covid aguardando a abertura de uma vaga.
A taxa de ocupação em leitos clínicos do SUS em Campo Mourão está em 100%, assim como na UTI-Covid, que também atingiu a sua lotação máxima de capacidade. Em meio a crise de falta de leitos e agravamento da situação, o hospital Santa Casa divulgou uma nota comunicando que está sem condições de receber novos pacientes. "Dessa maneira solicita-se desvio de fluxo de pacientes graves que necessitam de leitos de UTI Geral e Covid, até a resolução dos casos internos para a segurança dos pacientes", informou o hospital.
A Center Clínicas, também emitiu um comunicado informando que está trabalhando com sua capacidade máxima no atendimento covid. "Pacientes com sintomas gripais, suspeitos ou confirmados Covid-19 dirijam-se a outras unidades de atendimentos", pediu a direção da unidade, que tem uma ala covid com 10 leitos, sendo 5 de UTI e 5 de enfermaria. Todos lotados.
A secretaria de Saúde de Campo Mourão também divulgou nota, informando que a UPA está operando acima de sua capacidade, com 17 pacientes aguardando transferência para hospitais, sendo cinco com máscara de alto fluxo e os outros 12 com catéter nasal. "A situação é grave, solicitamos a compreensão e os cuidados necessários de toda a população neste momento", pede a prefeitura do município.
Somente neste mês de maio, Campo Mourão já registrou 19 óbitos por coronavírus. Até o dia 30 de abril eram 169, mas o número saltou agora para 188 vidas perdidas. O número de casos também evoluiu significativamente. De 7.845 aumentou para 8.804. Ou seja, em 17 dias foram confirmados 959 novos casos. O município tem atualmente 1.141 casos ativos e 181 suspeitos.
Pacientes à espera de vagas
Na 11ª Regional de Saúde, 34 pacientes estão à espera de vagas de leitos para internamento, sendo 22 à espera de UTI e 12 de enfermaria. Em toda a região macronoroeste, que engloba as regionais de saúde de Campo Mourão; Umuarama; Cianorte; Paranavaí; e Maringá, são 129 pessoas à espera de leitos para internação, sendo 74 de UTI e 55 de enfermaria.