Foto: Valdelino Pontes/SECID
O Governo do Estado do Paraná vai destinar cerca de R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para auxiliar na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, cidade devastada por um tornado de categoria EF3 na noite de sexta-feira (7). O anúncio foi feito neste domingo (9) pelo secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, que acompanha as ações de emergência no município.
No sábado (8), o governo encaminhou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei em regime de urgência para alterar as regras do Fecap, permitindo que os recursos sejam repassados diretamente às famílias, sem intermediação das prefeituras. Cada núcleo familiar deverá receber até R$ 50 mil para reconstruir sua casa, conforme decreto que será editado nos próximos dias.
“A mudança vai desburocratizar o processo, já que o repasse será feito diretamente ao cidadão”, explicou o secretário Hudson Teixeira.
A Cohapar, em parceria com engenheiros do Crea-PR, realiza o levantamento completo dos danos materiais, que atingiram cerca de 90% do município, incluindo residências, escolas e prédios públicos. O governo também já autorizou a reconstrução das escolas destruídas, e confirmou o adiamento das provas do Enem na cidade.
Mutirão de documentos e assistência às famílias
A Secretaria de Segurança Pública, junto com a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, organiza um mutirão emergencial para a emissão de documentos perdidos durante o tornado. O atendimento será feito em caráter de urgência, permitindo o registro das famílias e avaliação dos imóveis para o repasse dos recursos.
O Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado já estão realizando atendimentos descentralizados no município.
Contato da DPE-PR: (41) 9 9232-2977.
Limpeza, água e energia
Equipes estaduais e municipais concentram esforços na limpeza de ruas e residências, garantindo melhores condições de tráfego e de atendimento humanitário. O Governo também anunciou a criação de um Centro de Triagem e um Centro de Acolhimento Psicológico para apoio emocional às vítimas.
A Sanepar informa que o sistema de abastecimento foi restabelecido, com apoio de caminhões-pipa e geradores nas captações. Cerca de 50 mil copos de água envasada estão sendo distribuídos a desabrigados e equipes de resgate.
A Copel já restabeleceu 49% da rede elétrica da cidade e trabalha com mais de 200 eletricistas e técnicos na reconstrução da infraestrutura. Estruturas prioritárias como o posto de saúde, o Centro do Idoso e o comando da Defesa Civil tiveram a energia restabelecida ainda no sábado.