Por g1 PR — Curitiba
O Passe Livre Intermunicipal é um serviço do Governo do Paraná criado em 2015, que prevê passagens de ônibus gratuitas para pessoas com deficiência ou doentes crônicos que moram no Paraná.
Quem tem direito?
Podem solicitar o Passe Livre Intermunicipal pessoas com deficiência ou doentes crônicos, dependendo da doença, que moram no Paraná, e que a renda média mensal da família (incluindo crianças) não passe de dois salários mínimos.
O acompanhante do deficiente ou doente também pode pedir o Passe Livre. Para isso, é necessário ser maior de 18 anos e ser capaz de efetivamente prestar auxílio à pessoa com deficiência.
Para doentes crônicos que fazem tratamento continuado fora do município em que mora, as doenças consideradas para este benefício são:
Insuficiência renal crônica;
Doença de Crohn;
Câncer;
Transtornos mentais graves;
HIV;
Mucoviscosidade;
Hemofilia;
Esclerose múltipla.
Como participar?
Para conseguir o benefício, é necessário se dirigir a um Cras - Centro de Referência de Assistência Social ou órgão municipal de Assistência Social com a seguinte documentação:
Foto 3X4 (recente e sem danos);
Cópia da Carteira de Identidade (RG);
Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Cópia do Comprovante de Residência;
Comprovante de rendimentos de todos os membros do núcleo familiar.
Declaração de realização de tratamento continuado, indicando a habitualidade do tratamento, local do tratamento e previsão de término do tratamento, se houver;
Exame de Audiometria quando Laudo Médico não citar expressamente a acuidade auditiva;
Cópia da Carteira do Passe Livre vencida ou a vencer, quando for o caso de segunda via ou renovação;
A partir desses documentos, será realizada uma avaliação socioassistencial e encaminhamento pelo órgão que realizou o atendimento para seguir a solicitação do benefício.
Para cadastrar acompanhantes, é necessário levar cópia da Carteira de Identidade (RG) de até três pessoas, maiores de 18 anos, quando houver prescrição médica da necessidade de acompanhante.
Atendimento pelo correio
Também é possível realizar a solicitação pelo correio.
Neste caso, além da documentação citada acima, há a necessidade de encaminhar o Parecer Socioassistencial assinado pelo Assistente Social.
Esta ficha socioassistencial deve promover o entendimento dos elementos que podem influenciar na liberação do Passe Livre, como por exemplo:
Número e renda de pessoas no núcleo familiar;
Local de residência e local de tratamento;
A documentação deve ser enviada para a Coordenação da Política da Pessoa com Deficiência no seguinte endereço:
Passe Livre Intermunicipal
Coordenação da Política da Pessoa com Deficiência
Secretaria da Família e Desenvolvimento Social
Rua Jacy Loureiro de Campos, S/nº - Centro Cívico - Curitiba / Paraná
CEP: 80530-915