Fonte – Tasabendo.com, por Clodoaldo Bonete
A cidade de Peabiru foi atingida em cheio por um violento temporal na tarde desse sábado, 7, o que deixou centenas de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Em menos de dois minutos, a chuva acompanhada de rajadas de vento e granizo, destelhou e até arrancou telhados de algumas residências. Até a noite de ontem pelo menos 200 pessoas haviam solicitado ajuda.
Houve ainda queda de algumas árvores e pelo menos dois postes da rede elétrica caíram, causando queda de energia e falta de água em boa parte da cidade.
Equipes da Copel trabalharam durante todo o domingo para tentar restabelecer a energia e o fornecimento de água. No entanto, segundo o prefeito Julio Frare, algumas regiões da cidade continuam sem água, 24 horas após o vendaval.
“Tem região sem água desde ontem, mais de 24 horas após o temporal. A Copel continua trabalhando, sem parar, para restabelecer as redes. Duas bombas de captação de água estão paradas por falta de energia, e uma parte da cidade continua sem água”, disse o prefeito.
Muitas casas tiveram os telhados perfurados pelo granizo, enquanto a cobertura de outras foi arrancada com o vento. “Apenas ontem foram distribuídos cerca de 15 rolos de lona para a população atingida (cada rolo tem 100 metros). A situação se agrava porque não parou de chover neste domingo e as pessoas não querem deixas suas casas”, declarou Frare.
Os danos foram apenas materiais, sem registros de feridos. A Defesa Civil do município está prestando todo apoio às famílias atingidas, com atendimento no ginásio de esportes. No local, estão acolhendo famílias desabrigadas e recebendo doações como alimentos, colchões, cobertores e material de limpeza. Pessoas da região que queiram contribuir com doações poderão encaminhar até o ginásio de esportes da cidade.
O prefeito informou que nesta segunda-feira, 9, será feito um levantamento quanto ao número de pessoas afetadas pela tempestade. Também vai decidir sobre a necessidade de declarar situação de emergência ou calamidade. Informações para doações pelo telefone (44) 9 9975 8809 (Juliano).